Vocabulário da Limpeza
Você sabe o que é CCIH? E SCIH? E qual a diferença entre bactérias gram-positivas e gram-negativas? Assim como qualquer outra área, a limpeza profissional também conta com um vocabulário próprio e, às vezes, complicado. Pensando nisso, preparamos uma relação com 39 palavras e seus significados que te ajudarão a entender ainda melhor a área de limpeza profissional.
Água Dura: Água com altas concentrações de sais minerais dissolvidos, característica que pode ser prejudicial aos processos de limpeza.
Alvejar: Sinônimo de branquear.
Área Crítica: Ambientes onde existe risco aumentado de transmissão de infecção, como Centro Cirúrgico CC, Centro Obstétrico CO, Unidade de Terapia Intensiva UTI etc.
Área Não Crítica: Todos os ambientes dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes e onde não se realizam procedimentos de risco, como vestiário, copa, áreas administrativas, almoxarifados etc.
Área Semi Crítica: Ambientes ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas, como enfermarias e apartamentos, ambulatórios etc.
Artigos Críticos: Artigos destinados aos procedimentos invasivos em pele e mucosas adjacentes, como agulhas, cateteres intravenosos, materiais de implante etc.
Artigos Não Críticos: Artigos destinados ao contato com a pele íntegra e também os que não entram em contato direto com o paciente, como termômetro axilar, estetoscópio, suporte de soro etc.
Artigos Semi Críticos: Artigos que entram em contato com a pele não íntegra, porém, restrito às camadas da pele ou com mucosas íntegras, como cânula endotraqueal, equipamento respiratório, sonda nasogástrica etc.
Ativo: O principal componente da formulação do produto.
ATP: A molécula ATP é a responsável pelo armazenamento de energia em organismos vivos.
Bactérias Gram-Negativas: Bactérias com a estrutura da parede celular mais complexa, é mais difícil de ser eliminada quando comparada a uma gram-positiva.
Bactérias Gram-Positivas: Bactérias com a estrutura da parede celular simples e de mais fácil eliminação quando comparada a um gram-negativa.
Bactericida: Produtos químicos que eliminam bactérias.
Bacteriostático: Produtos químicos que inibem o crescimento das bactérias.
CCIH: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, ou seja, grupo de pessoas responsáveis por ações de controle de infecções hospitalares. Estas pessoas controlam desde a estrutura física até o produto que será utilizado para a higienização de áreas da saúde.
CIP: Clean In Place, ou seja, limpeza interna de circuitos por circulação. Exemplo: Limpeza de tubulações, equipamentos e tanques. Esta limpeza acontece automática, em indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas etc.
COP: Clean Out Place, ou seja, limpeza externa de superfícies. Exemplo: Limpeza de pisos, paredes, bancadas etc. Esta limpeza é realizada em indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas etc.
Desengordurante: Produto normalmente direcionado para remoção de óleos e graxas de origem animal e vegetal.
Desengraxante: Produto normalmente direcionado para remoção de óleos e graxas de origem mineral.
Desincrustante: Terminologia utilizada para produtos destinados para remoção de sujidades altamente impregnadas.
Desinfecção: Redução de 99,999% de microrganismos da superfície.
Detergente: Produto químico que mistura gordura em água
Enzima: Substância química produzida por seres vivos para quebrar moléculas grandes como gordura, proteínas, carboidratos e fibras.
Esporos: São bactérias e fungos extremamente desidratados e possuem múltiplas camadas, que o tornam resistentes ao calor, agentes químicos e físicos e radiação.
Higienização: É a união da limpeza mais desinfecção.
Lavação: Termo utilizado no segmento de limpeza profissional ao invés de utilizar lavagem.
Limpeza: Remoção de toda sujidade visível a olho nú.
Microrganismos: Seres vivos microscópicos, ou seja, invisíveis a olho nú. Exemplos: Bactérias, Fungos, Levedura, Vírus etc.
Neutralizador de Odor/Desodorizador: Produto específico que remove as partículas de mau odor de ambientes.
Odorizador de Ambiente: Produto destinado para aromatizar ambientes.
pH: Potencial hidrogeniônico. O pH caracteriza os produtos químicos quanto a sua acidez, neutralidade e alcalinidade, informações importantes que nos auxilia a indicar o produto correto para cada tipo de superfície e sujidade.
PPM: Parte Por Milhão, ou seja, em 1.000.000 de mL de água temos 1 mL de produto químico.
SCIH: Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, é a execução das atividades previstas pelo CCIH.
Sujidade: Residual de sujeira encontrado em superfícies que pode ter caráter orgânico ou inorgânico.
Sujidade Inorgânica: Sujidades como óxidos e calcários que podem ser removidos com produto ácidos, dependendo da característica e grau de sujidade da superfície.
Sujidade Orgânica: Sujidades como gordura, oleosidades, graxa, que podem ser removidas com produto alcalinos, solventes e ou/produtos neutros, dependendo da característica e grau de sujidade da superfície.
Superfícies Fixas: Dentro de áreas hospitalares e de assistência a saúde superfícies fixas são designadas pela legislação como pisos, paredes, tetos, portas, louças sanitárias etc..
Tensoativo: Agente responsável pela quebra da tensão superficial da água permitindo a penetração em sujidades e/ou substratos.
Umectação: Aumento significativo da penetração de água em sujidades e/ou substratos, devido a quebra da tensão superficial da água.
Conheça agora os produtos para limpeza profissional Spartan http://www.spartanbrasil.com.br/produtos.html